sábado, 26 de junho de 2010

Apesar de.............


“Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente.

Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita fui a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, esperarei quanto tempo for preciso.”


Clarice Lispector

Uma garrafa de vinho barato, por favor...




Você pode não acreditar nisto
mas há as pessoas
que passam pela vida
com muito pouca fricção de angústia.

Eles se vestem bem, dormem bem.
eles estão contentes com a família deles.
com a vida.eles são imperturbáveis
e freqüentemente se sentem muito bem.

E quando eles morrem
é uma morte fácil,
normalmente durante o sono.


Você pode não acreditar nisto
mas tais pessoas existem.
mas eu não sou nenhum deles.
oh não, eu não sou nenhum deles,

Eu não estou nem mesmo próximo
para ser um deles.
mas eles estão lá ...
e eu estou aqui.

(Bukowski)

sábado, 19 de junho de 2010

As "termitências" da Morte




Ontem, Saramago morreu. O mundo ibérico, esta terra do pecado, sofre a perda daquele que nos deu o manual de pintura e caligrafia da sociedade contempôranea que partilha o mesmo ethos cultural lusitano. A obra de Saramago, levantando do chão a auto-estima do mundo de língua portuguesa, permitiu o reconhecimento de todos os nomes possíveis de serem vivenciados dentro da caverna cultural que é a Ibéria e a América Latina. Em sua jangada de pedra, estabeleu a conexão inevitável entre a América e a Ibéria, mostrando que o habitante desse mundo é o homem duplicado. Seus escritos foram um ensaio sobre a lucidez capaz de reconhecer as pequenas memórias uma outra história do cerco de Lisboa, esta bem mais larga do que o restrito espaço portugês. Em uma pesada viagem do elefante, apresenta a linguagem e a moral dos novos tempos. A moderniddade lusitana segue o evangelho segundo jesus cristo, com ou sem o amante de Pillar.